Níveis dos rios aumentam no ES e monitoramento é reforçado com alerta de mais chuvas
As fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde segunda-feira (19) têm deixado órgãos de monitoramento em alerta, especialmente em relação aos níveis dos rios que banham o Estado.
Nesta quarta-feira (21), o diretor-geral da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), Fábio Ahnert, relatou que os rios passam por um processo de elevação significativo, mas ainda sem gerar extrapolação das cargas, o que causaria enchentes e alagamentos.
Apesar de ainda não haver transbordamento, ele relata que é preciso monitorar constantemente os volumes dos rios, principalmente nas regiões Sul, Serrana e Noroeste do Estado.
Fábio Ahnert explica que, em rios de pequeno porte, como é o caso do Rio Santa Joana, afluente do Rio Doce, que corta municípios como Itaguaçu, Itarana e São Roque do Canaã, os níveis têm subido rapidamente.
“O que estamos observando é que, pela própria sensibilidade dos rios menores, eles estão subindo a vazão mais rápido que os maiores. As chuvas que têm caído no Rio Doce têm provocado uma elevação muito rápida do Rio Santa Joana. A vazão passou ontem (terça-feira) de 4m³ por segundo para 16m³ por segundo. É uma elevação muito rápida, mas como é um rio pequeno, tem como característica essa sensibilidade rápida”, disse.
Ahnert relatou que ainda assim o rio não foi capaz de provocar inundações nos municípios que corta. Apesar da alta elevação, continua em uma vazão relativamente longe das capazes de provocar estragos.
Isso porque, segundo ele, o Rio Doce também sofre influências das chuvas registradas em Minas Gerais.
