Governo do Espírito Santo investe em radares de alta tecnologia para antecipar desastres climático
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou nesta quarta-feira (21) que o governo estadual vai comprar três radares meteorológicos de alta capacidade para reforçar a prevenção de desastres naturais no estado. A medida faz parte de um conjunto de investimentos voltados ao fortalecimento da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.
Nos próximos meses, entre março e abril, o governo estadual deve publicar o edital de compra dos equipamentos, que são fabricados no exterior. A previsão é de que o investimento seja de R$ 42 milhões.
Um dos radares será instalado em Governador Lindenberg e terá longo alcance, com capacidade de cobrir praticamente todo o território capixaba. Os outros dois ficarão em Santa Leopoldina e Guaçuí.
“Com esses radares, a gente vai ter uma capacidade muito maior de fazer alertas. Teremos mais capacidade e de forma mais precisa para operar o sistema de alerta. Vamos monitorar com mais dados e mais informações sobre o clima, o que nos dará uma capacidade de previsão muito mais assertiva”, afirmou o governador.
Atualmente, segundo Casagrande, apenas Santa Catarina possui um sistema mais robusto de monitoramento meteorológico. Ainda assim, ele destacou que o Espírito Santo será um dos estados pioneiros a contar com um sistema próprio, integrado às plataformas globais já existentes.
O governador ressaltou que o Estado não deixará de utilizar os sistemas de previsão globais, mas que o monitoramento local será fundamental para integrar os órgãos estaduais, aprimorar as informações e proteger vidas e patrimônios dos capixabas.
