Mulheres debatem futuro das políticas públicas no ES

Publicado em 28/08/2025 às 14:16 Da Redação
Geral
Mulheres debatem futuro das políticas públicas no ES

omo preparação para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), será realizada, no Espírito Santo, a VI Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres (VI CEPMES). 

Devem participar 600 delegadas de 72 municípios capixabas, que vão debater sobre políticas púbicas de igualdade de gênero e as conquistas obtidas até então, entre elas, a redução do feminicídio no estado. O evento celebra ainda o Agosto Lilás. 

Com início nesta quinta-feira (28), 12 horas, em Praia Formosa, Aracruz, a Conferência acontece até sábado (30).

 O encontro também significa uma retomada às conferencias estaduais, a última foi realizada em 2023. Já a última conferência nacional aconteceu em 2016.

 A escolha de 600 mulheres delegadas visa a garantir que as demandas de todas as regiões do Estado, além de diferentes faixas etárias, classe social e etnias, sejam consideradas na elaboração de políticas públicas voltada para o gênero, segundo a Secretaria Estadual das Mulheres (SESM).

“Esta conferência representa a consolidação de um processo democrático que valoriza a participação das mulheres na construção das políticas públicas. O Espírito Santo promove este encontro reafirmando nosso compromisso com a igualdade de gênero e o protagonismo feminino”, ressalta a secretária de Estado das Mulheres, Jacqueline Moraes.

Serão temas a serem debatidos: promoção da igualdade de gênero; o enfrentamento da violência contra as mulheres; a ampliação da participação política feminina; e o fortalecimento das políticas públicas transversais.

 “Vivemos um momento único de protagonismo feminino no Espírito Santo. Esta conferência não é apenas um encontro, é o reflexo de anos de trabalho conjunto entre governo e sociedade civil, que nos permite hoje discutir políticas públicas a partir de uma base sólida de conquistas já consolidadas”, afirma a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedimes), Yara Marina.

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias