Novo contrato da BR-101 prevê 167 câmeras e 40 novas passarelas para pedestres
O novo contrato da BR-101 prevê a instalação de 167 novas câmeras de monitoramento, além da criação de 40 novas passarelas para pedestres.
Além disso, há previsão de mais de R$ 7 bilhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia para a rodovia. Com a instalação das novas câmeras, 70% do trecho terá monitoramento.
O contrato começou com a assinatura do termo aditivo que encerra o processo de modernização contratual iniciado em 2023 e possibilita a permanência do grupo EcoRodovias frente à gestão da BR-101 pelos próximos 24 anos foi assinado nesta terça-feira (26).
Além disso, a partir de agora, a Ecovias 101 passa a se chamar Ecovias Capixaba. A assinatura ocorreu na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, reunindo representantes da Ecovias Capixaba, autoridades do Ministério do Transportes, além do grupo EcoRodovias.
A partir do momento da publicação no Diário Oficial da União, prevista para esta sexta-feira (29), passam a valer as obrigações dispostas no novo documento.
Por exemplo, a isenção de pedágio para motociclistas e um plano de investimentos da ordem de R$ 10 bilhões para execução de obras e operação do trecho.
Confira as principais mudanças no pedágio
Entre as principais mudanças que ocorrerão no pedágio estão: desconto básico de tarifa de 5% para uso de tag e desconto para usuário frequente (categorias 1, 3 e 5).
A concessão contemplará uma sistemática inovadora, com descontos progressivos na tarifa, de acordo com a frequência de utilização, de uma mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.
A isenção de pagamento para motociclistas também será uma das mudanças. Em cada praça de pedágio há um acesso exclusivo à direita para indicar o percurso correto.
