Mais de 16 mil pessoas no Espírito Santo já usam canetas para perder peso

Publicado em 20/01/2026 às 09:49 Da Redação
Saúde
Mais de 16 mil pessoas no Espírito Santo já usam canetas para perder peso

Impulsionadas pelos resultados e pela popularização das chamadas “canetas emagrecedoras”, as vendas de medicamentos injetáveis cresceram em ritmo histórico em 2025.

No Estado, mais de 16 mil pessoas fazem tratamento com essas medicações para controlar obesidade e doenças como diabetes.

Dados da Close-Up International apontam que, somente em novembro de 2025, mais de 820 mil unidades dos medicamentos “agonistas de GLP-1” foram vendidas em farmácias brasileiras.

As medicações agem no organismo “imitando” um hormônio natural para controlar o açúcar no sangue e retardar a digestão, aumentando a saciedade.

Considerando que o Espírito Santo corresponde a cerca de 2% da população do País, estima-se que, no Estado, cerca de 16 mil pessoas faziam uso das medicações em novembro.

Entre as medicações comercializadas atualmente estão as populares semaglutida (como o Ozempic e o Wegovy), a tirzepatida (Mounjaro), entre outras.

Segundo a Close-Up, atualmente o País vive uma epidemia, sendo observado um aumento na prevalência de 77,4% em 15 anos.

No relatório elaborado, a empresa ressalta que o Mounjaro – da Eli Lilly – consolidou-se rapidamente como o produto líder em valor, com crescimento superior a 30% no último mês analisado.

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias