Monitoramento ambiental indica praias próprias para banho em Aracruz
Aracruz tem ganhado grande destaque nas mídias, seja nos setores logístico, industrial ou no lazer. A qualidade da água das praias da orla é monitorada continuamente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), por meio da Gerência de Controle e Qualidade Ambiental (GCQA).
O acompanhamento da balneabilidade é realizado em 15 praias ao longo do litoral, com base em critérios técnicos que avaliam as condições do mar para o uso recreativo da população.
As praias são acompanhadas por um programa de monitoramento que inclui análises técnicas laboratoriais.
As águas classificadas como próprias para banho são sinalizadas com a cor verde, enquanto aquelas consideradas impróprias recebem sinalização vermelha.
O relatório mais recente divulgado pela Prefeitura de Aracruz aponta que todas as praias monitoradas estão próprias para banho, demonstrando que as ações de controle ambiental e saneamento têm apresentado resultados positivos. Entre os balneários liberados para uso estão as praias de Barra do Sahy (em diversos pontos), Praia dos Quinze, Putiri, Mar Azul, Sauê, Padres, Sauna, Coqueiros, Santa Cruz e Formosa, além de outros locais que atraem moradores e turistas, especialmente durante o período de verão.
A balneabilidade é o termo utilizado para classificar a qualidade das águas destinadas a atividades recreativas de contato direto, como natação e esportes aquáticos, sendo uma informação fundamental para a segurança dos banhistas. A avaliação leva em consideração a presença de bactérias e outros parâmetros que podem representar riscos à saúde pública.
