Dois mil alunos do ES precisam procurar Sedu para corrigir erro em matrícula
O erro no processamento de matrículas e rematrículas da rede estadual na chamada escolar 2026 afetou cerca de 2 mil estudantes. A estimativa foi feita pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu) e informada nesta segunda-feira (12).
O sistema responsável pelo gerenciamento das vagas chegou a remanejar alunos da Grande Vitória para escolas localizadas na Região Serrana.
A Sedu destacou que, dos 190 mil estudantes atendidos pela rede estadual, 2 mil foram afetados pelo problema. O número corresponde a 1% do total, mas foi o suficiente para deixar pais aflitos, com medo de terem que matricular os filhos em escolas muito longe de casa, o que provocou uma enxurrada de críticas à secretaria nas redes sociais.
A secretaria explicou que as equipes da Sedu Central e das Superintendências Regionais de Educação (SRE) estão acompanhando cada situação e realizando os ajustes necessários de forma individualizada, a partir do contato das famílias.
A orientação é que pais ou responsáveis procurem a SRE do município do estudante, presencialmente, por telefone ou por e-mail, para orientações e encaminhamentos.
