ES compra 25 mil doses de vacina para combater surto de cinomose em pets
Saúde
O governo do Espírito Santo está comprando de forma emergencial, 25 mil doses de vacinas para combater um surto de Cinomose, uma doença infectocontagiosa causada por vírus que afeta cães. A aquisição foi divulgada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni.
Em vídeo compartilhado nas redes sociais, Rigoni destaca que o surto da doença começou em Muqui, no Sul do Estado, mas os casos têm se espalhado para outras cidades da região como Presidente Kennedy, Cachoeiro de Itapemirim e Vila Pavão.
O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Espírito Santo (CRMV-ES), destaca que, a cinomose é uma virose e a transmissão pode acontecer pelo contato direto com cães infectados, quanto por contato indireto por objetos contaminados como bebedouros, comedouros, camas, brinquedos.
Ainda de acordo com o CRMV-ES, a cura da doença é possível, mas dependerá de vários fatores, como: diagnóstico precoce, nos primeiros sinais clínicos; tratamento; idade e condições de saúde do cão e como o vírus irá evoluir no organismo.
“Atualmente, sabe-se que a mortalidade da cinomose varia de 50% a 90% para qualquer raça ou sexo. E a vacinação evita cerca de 95% dos casos”.
