Exército abre vagas para alistamento feminino no Espírito Santo
O governo federal abriu novas vagas para o alistamento militar feminino e, pela primeira vez, o Espírito Santo passa a oferecer a possibilidade de Alistamento Voluntário Feminino nos municípios de Vila Velha e Vitória.
Em nota, o Ministério da Defesa informou que as mulheres que se alistarem em 2026 poderão ser incorporadas a partir de 2027, conforme o Plano Geral de Convocação para o Serviço Militar Inicial Feminino.
Ao todo, são 1.467 vagas para mulheres no País. Dessas, 1.010 são para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 157 para a Marinha, distribuídas em 145 municípios de 21 estados e no Distrito Federal. Segundo o Ministério da Defesa, a intenção é ampliar gradualmente esse número nos próximos anos.
O processo de recrutamento é realizado em etapas: alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação ou distribuição e incorporação. A seleção inclui entrevista, inspeção de saúde — com exames clínicos e laboratoriais — e testes físicos.
Segundo o Ministério, as mulheres poderão ser incorporadas como marinheiros-recrutas, na Marinha do Brasil; soldados, no Exército Brasileiro; ou soldados de segunda classe, na Força Aérea Brasileira.
