Em 2025, PRF registrou 204 mortes em acidentes com motoristas bêbados

Publicado em 31/12/2025 às 12:05 Da Redação
Segurança Pública
Em 2025, PRF registrou 204 mortes em acidentes com motoristas bêbados

A Operação Ano Novo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue até o próximo domingo (4) com foco na redução do número de mortes provocadas por motoristas que dirigem alcoolizados. Policiais de todo o país reforçam a presença nas rodovias para enfatizar a tolerância zero à mistura de álcool e direção para manter a segurança de condutores, passageiros e pedestres.

De janeiro a novembro de 2025, a PRF registrou 3.355 sinistros de trânsito envolvendo motoristas que assumiram o volante após a ingestão de bebida alcoólica. 204 pessoas morreram nessas ocorrências. A estatística é 14,6% maior que no mesmo período do ano passado.

No último mês de junho, o Brasil celebrou 17 anos de inclusão no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) a popularmente conhecida Lei Seca. Os dados da PRF ainda chamam atenção para a necessidade de conscientização por parte dos motoristas, especialmente porque sinistros desse tipo têm se mostrado cada vez mais letais.

Neste ano, foram registradas ainda mais de 7 mil infrações por constatação da embriaguez ao volante e quase 40 mil autos de infração foram emitidos por recusa à realização do teste com o etilômetro.

Teste do Bafômetro

A constatação da embriaguez ao volante é feita com o uso  do equipamento etilômetro (popularmente conhecido como “bafômetro”), que mede a quantidade de álcool presente no organismo do indivíduo por meio do ar, expelido pelos pulmões do motorista que é convidado a realizar o teste. Somente de janeiro a novembro de 2025, a PRF aplicou 3.302.724 testes com o etilômetro. O número é 32% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.

Nos casos da embriaguez por constatação, em que o nível de álcool presente no organismo for superior a 0,34 mg/l, o motorista é detido pelo crime de trânsito previsto no Art.306 do CTB. De janeiro a novembro deste ano, a PRF deteve 3.074 condutores que dirigiam sob efeito de álcool.

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias