ES pode viver epidemia de dengue em 2026
O Espírito Santo pode enfrentar um cenário de epidemia de dengue em 2026, segundo projeções nacionais que estimam até 1,8 milhão de casos prováveis da doença no Brasil no próximo ano.
A expectativa é que o estado ultrapasse o coeficiente de 300 casos por 100 mil habitantes,patamar que caracteriza epidemia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A estimativa considera o período de 12 meses a partir de outubro de 2025 e faz parte do InfoDengue Mosqlimate Dengue Challenge, iniciativa internacional desenvolvida pelos projetos InfoDengue e Mosqlimate, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Fundação Getulio Vargas (FGV).
As análises indicam que 2026 deverá apresentar características epidêmicas, embora sem atingir os níveis extremos registrados em 2024, quando o país superou 6,5 milhões de casos prováveis e contabilizou mais de 6,3 mil mortes. O volume projetado é semelhante ao de 2025, que somou cerca de 1,6 milhão de infecções até o início de dezembro.
Além do Espírito Santo, Acre, Tocantins, Rio Grande do Norte, São Paulo, Minas Gerais e todas as unidades da Região Sul e do Centro-Oeste também devem alcançar incidência acima do limite considerado epidêmico. No Sudeste, Minas Gerais chama a atenção dos pesquisadores pelo histórico recente de altos números da doença
