Capacitação orienta profissionais de Aracruz sobre protocolos ligados ao Zika Vírus
Saúde
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Aracruz (Semsa) e do Hospital São Camilo participaram de uma capacitação técnica voltada ao enfrentamento da Síndrome Congênita associada à infecção pelo Zika Vírus.
A formação foi conduzida por profissionais da Referência Técnica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre os aspectos epidemiológicos, os fluxos de notificação, os protocolos de investigação e as estratégias de acompanhamento de gestantes e crianças potencialmente afetadas pela síndrome.
“Investir na formação dos nossos profissionais é fundamental para garantir respostas mais rápidas, humanas e eficazes diante de situações que envolvem riscos à saúde pública. A capacitação sobre a síndrome congênita é uma ação estratégica que reforça nosso compromisso com a saúde das gestantes e das nossas crianças”, afirmou Rosiane Scarpatt, secretária de Saúde de Aracruz.
A capacitação integra um conjunto de ações que visam o fortalecimento da vigilância em saúde, especialmente no que se refere à proteção da saúde materno-infantil, com foco na prevenção, detecção precoce e cuidado qualificado.
