Operação da PF investiga esquema de fraudes em benefícios do INSS no ES

Publicado em 11/12/2025 às 13:37 Da Redação
Segurança Pública
Operação da PF investiga esquema de fraudes em benefícios do INSS no ES

Uma servidora do INSS foi afastada temporariamente do cargo por suspeita de envolvimento em um esquema de fraudes na concessão de benefícios previdenciários.

 A medida foi adotada nesta quinta-feira (11), durante a Operação Illicitus, conduzida pela Polícia Federal, que também cumpriu cinco mandados de busca e apreensão no Espírito Santo.

Segundo a Polícia Federal, a investigação começou após o Núcleo de Inteligência da Previdência Social identificar que a servidora teria habilitado e deferido benefícios contendo certidões de casamento falsas e até pedidos feitos em nome de pessoas já falecidas.

As primeiras análises demonstraram fortes indícios de manipulação de dados, concessões irregulares e uso indevido de credenciais internas, conforme a corporação.

Com a suspeita levantada, a Força-Tarefa Previdenciária, composta pela Polícia Federal e pelo Ministério da Previdência Social, realizou uma varredura em outros processos sob responsabilidade da investigada.

Os levantamentos indicaram que ela agendava atendimentos fora do horário de expediente e inseria informações no sistema utilizando dados de uma despachante, que também é investigada por participação direta nas fraudes.

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias