Operação mira pirataria digital no ES e em mais 14 estados
Uma operação contra a pirataria digital, realizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) nesta quinta-feira (27), mira a pirataria digital no Espírito Santo e em mais 14 Estados. Segundo o órgão, trata-se da maior mobilização internacional, com reflexos também no Brasil, no combate aos crimes contra a propriedade intelectual na internet.
No Espírito Santo, foram cumpridos dois mandados em Vila Velha, mas a Polícia Civil capixaba ainda não informou se são de prisão ou de busca e apreensão.
A 8ª fase da Operação 404 contou com a suspensão e bloqueio de 303 sites e um aplicativo de streaming, além da remoção de milhares de conteúdos piratas em repositórios e redes sociais. O foco desta fase se expandiu para atingir também as estruturas de financiamento e monetização desses serviços ilegais.
Ao todo, 42 mandados de busca e apreensão domiciliar e quatro de prisão preventiva estão sendo cumpridos em estados brasileiros e no exterior, com o objetivo de identificar e responsabilizar os administradores e colaboradores das plataformas piratas.
