ES lidera crescimento de produção industrial do país com alta de 7,5% no ano
A produção industrial do Espírito Santo cresceu 7,5% no acumulado de janeiro a setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024. Com o resultado, o ES foi o Estado com o melhor desempenho do país em 2025. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), divulgado nesta segunda-feira (10) pelo IBGE e compilada pelo Observatório Findes.
O presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES), Paulo Baraona, destaca os avanços da indústria capixaba ao longo do ano. Segundo ele, mesmo diante de desafios do mercado interno e externo, ela se adaptou e foi em busca de novas oportunidades.
“Neste ano, vimos um ambiente econômico desafiador, com juros altos e incertezas internacionais. O empresário capixaba vem mostrando mais uma vez sua força, resiliência e capacidade de reação diante as intempéries. Esse desempenho reforça o papel estratégico da indústria capixaba para o desenvolvimento do Estado e do país”, afirma Baraona.
O desempenho capixaba superou o de estados como Pará (4,9%), Rio de Janeiro (4,1%), Paraná (3,4%) e Santa Catarina (3,1%), que completam o ranking nacional de maior crescimento no período.
O bom desempenho capixaba foi impulsionado pela indústria extrativa, que avançou 11,9% no período, favorecida pelo aumento na produção de petróleo, gás natural e minério de ferro pelotizado.
Em sentido oposto, a indústria de transformação recuou 0,7%, com desempenhos distintos entre seus segmentos: metalurgia (+0,8%), beneficiada pelo aumento nas produções de bobina a quente e ferro-gusa, e papel e celulose (+1,6%) tiveram crescimento, enquanto produtos de minerais não-metálicos (-4,3%) e produtos alimentícios (-1,4%) registraram queda, pressionados pela menor produção de granito talhado, pedras de construção, bombons, chocolates e embutidos de suínos, respectivamente.
