Mosteiro de Ibiraçu recebe residências artísticas até 2026
Cultura
Silêncio, natureza e arte contemporânea se encontram no Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu. Entre agosto de 2025 e março de 2026, o espaço recebe o Programa de Residências Artísticas 25/26, iniciativa que promove a integração entre criação artística e preservação ambiental no coração da Mata Atlântica capixaba.
Serão sete residências artísticas — seis individuais e uma coletiva — com duração de 15 a 20 dias cada. Durante o período, os artistas viverão a rotina de um mosteiro zen budista, explorando processos criativos inspirados pelo tema “Sonhar Floresta”, que propõe reflexões sobre diversidade, sabedoria e novos modos de existir em sintonia com o meio ambiente.
A primeira delas acontece a partir deste sábado (09) até o dia 31 de agosto.
Além das imersões, a programação inclui atividades gratuitas abertas ao público aos domingos, como oficinas, conversas, visitas guiadas, apresentações performativas e ativações culturais.
A coordenação e curadoria geral é de Clara Sampaio, que destaca a importância do projeto:
Participam desta edição os artistas Luciano Feijão (ES), Kika Carvalho (ES), Karola Braga (SP), Sheyla Ayo (SP), Victor Gonçalves (SP/Portugal) e Polliana Dalla (ES), além dos selecionados para a residência coletiva de dezembro de 2025.
O projeto acontece com apoio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), do Governo do Estado do Espírito Santo e da Secretaria de Estado da Cultura, com patrocínio da EDP.
