Escola de Vitória ganha nome de professora assassinada em Aracruz

Publicado em 23/10/2025 às 13:18 Da Redação
Educação
Escola de Vitória ganha nome de professora assassinada em Aracruz

O Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Professor Fernando Duarte Rabello, localizado em Vitória, agora se chama Professora Flávia Amboss Merçon Leonardo. A mudança foi oficializada nesta quarta-feira (22) com a publicação da Lei nº 12.609/2025 no Diário Oficial do Espírito Santo (DIOES).

A homenagem foi proposta pela deputada Camila Valadão (Psol), por meio do Projeto de Lei nº 450/2025, e sancionada pelo governador Renato Casagrande (PSB). O ato busca preservar a memória da professora Flávia, uma das vítimas do massacre ocorrido em 25 de novembro de 2022, na Escola Estadual Primo Bitti, em Aracruz, que resultou na morte de três educadoras e uma estudante.

“Dar à escola o nome de Flávia é preservar a memória de uma educadora que dedicou sua vida à formação cidadã e à defesa de direitos. É também transformar o espaço escolar em um lugar de resistência, de luta pela vida e contra todas as formas de violência”, afirmou a deputada Camila Valadão.

Memória e legado de uma educadora comprometida

Flávia Amboss Merçon Leonardo era professora, pesquisadora e ativista do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). Sua trajetória foi marcada pela defesa dos direitos humanos, da justiça socioambiental e da educação libertadora.

Graduada e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Flávia era doutoranda em Antropologia Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Seu compromisso com a pesquisa e o impacto social se refletem no livro “Imprensados na crise: A gestão das afetações no desastre da Samarco (Vale-BHP)”, publicado postumamente em 2024 pelo MAB — obra que aborda os efeitos humanos e sociais do desastre de Mariana.

A nova denominação da escola simboliza não apenas uma homenagem, mas também um chamado à reflexão sobre a violência nas instituições de ensino e a importância de transformar o luto em mobilização por espaços educativos seguros, acolhedores e humanizados.

Outras leis sancionadas

Além da homenagem à professora Flávia, o Diário Oficial publicou outras legislações de iniciativa parlamentar:

  • Lei 12.610/2025 – Institui o Movimento Rede Jovem no município de Serra, a ser celebrado no segundo sábado de setembro, como um momento de comunhão e louvor entre jovens cristãos. (Autoria: deputado Pablo Muribeca, Republicanos).
  • Lei 12.613/2025 – Cria o Dia do Pneumapsicanalista, comemorado em 10 de junho, homenageando o psiquiatra Ulysses Moreira Santos, professor da Ufes e da Emescan, pioneiro na abordagem terapêutica da pneumapsicanálise. (Autoria: deputado Delegado Danilo Bahiense, PL).
  • Lei 12.614/2025 – Institui o Dia de Nossa Senhora da Saúde, celebrado em 21 de novembro, como parte do calendário oficial do Estado. (Autoria: deputado Callegari, PL).
  • Lei 12.603/2025 – Concede ao município de Ecoporanga o título de Capital Estadual da Cavalgada. (Autoria: deputado licenciado Tyago Hoffmann, PSB).
  • Lei 12.604/2025 – Concede ao município de Iúna o título de Capital Estadual do Caparaó. (Autoria: deputado Coronel Weliton, PRD).

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias