Operação Estado Presente resulta em 41 prisões no Norte do Espírito Santo
Entre os dias 20 e 22 de outubro, as forças de segurança do Norte do Espírito Santo realizaram 41 prisões durante a Operação Estado Presente. A ação envolveu 303 agentes que atuaram em conjunto em diversos municípios da região, cumprindo mandados de prisão e de busca e apreensão. A operação faz parte de uma série mensal com o objetivo de combater crimes violentos, impulsionar investigações e fortalecer a presença policial em áreas de maior conflito.
Durante os dois primeiros dias da operação, 204 policiais civis e militares realizaram diligências em cidades como Jaguaré, Vila Valério, Aracruz, Ibiraçu, Fundão, Linhares, Sooretama, São Mateus, Conceição da Barra e Pedro Canário, cumprindo mandados e realizando abordagens em áreas de risco, além de vistorias em bares, casas noturnas e operações de trânsito.
Na quarta-feira, 22 de outubro, uma grande operação de saturação foi realizada em Aracruz, com 100 agentes das Polícias Civil, Militar, Científica e Penal, Corpo de Bombeiros Militar, Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), PRF, Detran|ES e Prefeitura Municipal.
Ao todo, 41 pessoas foram presas, sendo 11 com mandados de prisão em aberto. Além disso, foram cumpridos 32 mandados de busca e apreensão, resultando na apreensão de 19 armas de fogo, mais de 600 munições, entorpecentes, carregadores e dinheiro.
Destaques das prisões:
- Um dos envolvidos na chacina de Vila Valério, ocorrida em fevereiro de 2022, foi preso em Barueri (SP), com a colaboração da Polícia Civil de São Paulo. O homem de 32 anos é suspeito de ter fornecido a arma usada no crime.
- Um homem de 50 anos, condenado a 25 anos de prisão por dois homicídios em Minas Gerais, foi detido na segunda-feira com o auxílio do Cerco Inteligente do Estado e da PRF, que localizaram seu veículo utilizando o sistema Alerta Brasil.
- Em Jaguaré, três suspeitos foram detidos e quatro armas apreendidas nos bairros Boa Vista I e II. Dois dos detidos tinham mandados de prisão por homicídio.
- Em Fundão, dois homens de 24 e 67 anos foram presos por transportar 390 quilos de carne de cavalo destinada ao comércio em açougues, restaurantes e churrasquinhos da Grande Vitória. O abate e o armazenamento da carne irregular foram encontrados em Cupido, Aracruz.
- Em Sooretama, uma operação integrada entre as Polícias Civis do Espírito Santo e da Bahia resultou na prisão de um homem de 54 anos, acusado de provocar incêndios em florestas e pilhas de eucalipto entre 2023 e 2025. O suspeito é responsável por danos de aproximadamente R$ 40 milhões, além de interdições nas BRs 101 e 418 e contaminação ambiental.
A operação reafirma o compromisso das autoridades em combater a criminalidade no Estado, garantindo a segurança da população capixaba.
