Violência contra idosos aumenta no Espírito Santo: 60 casos em cinco meses

Publicado em 10/10/2025 às 14:12 Da Redação
Segurança Pública
Violência contra idosos aumenta no Espírito Santo: 60 casos em cinco meses

Depois de anos de dedicação ao lar e a família, trabalho, o caminho é que os idosos sejam cuidados, respeitados e tenham descanso, mas a realidade para muitos é diferente. Em cinco meses, 60 idosos sofreram violência no Estado. Os dados foram registrados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).

De acordo com a Sesp, em 2024, foram contabilizados 48 casos de maus-tratos contra idosos, já de janeiro a maio deste ano, os números aumentaram, passando para 60 casos de lesão corporal e nove de maus-tratos.

A titular da Delegacia Especializada de Proteção à Pessoa Idosa (DEPPI), Milena Gireli, ressalta que os dados mais recentes mostram um aumento significativo de casos de violência contra idosos no Espírito Santo. Ela fala ainda do que pode estar motivando esse crescimento. “Vários fatores como a dependência, fragilidade da pessoa idosa , alcoolismo e abuso drogas dos agressores. Sabemos também que a  imprensa tem um papel primordial e acredito que a divulgação das violações de direito fazem as pessoas buscarem mais ajuda.”

Milena Gireli, frisa que os tipos mais comuns de violência contra pessoas idosas registrados pela polícia são de: maus tratos, negligência, abuso financeiro, ameaça e violência física. Na maioria dos casos, 80% da violência ocorre dentro de casa. “Nesses casos, a figura da testemunha é fundamental. Vizinhos, médicos, assistentes sociais ou qualquer pessoa que perceba uma violação de direitos deve denunciar o agressor.”

Segundo a delegada, a polícia tem atuado para prevenir e combater os casos de violência contra idosos. “Para prevenir a violência contra os idosos, realizamos divulgação com palestras, entrevistas, contato com a rede de apoio ( CREAS/cras) sobre os direitos das pessoas idosas e quais são os sinais de abuso e onde procurar”, pontua.

 Ela ressalta ainda que existem delegacias especializadas para lidar com crimes contra idosos no Espírito Santo. “Além da Delegacia Especializada de Proteção à pessoa Idosa (DEPPI) localizada na  Chefia de polícia, Av Reta da Penha , que atende a Grande Vitória, contamos ainda com mais oito delegacias pelo Estado.”

Milena Gireli, alerta ainda que o cidadão pode registrar boletim de ocorrência em qualquer delegacia e não apenas na especializada. “Quando o cidadão procura à delegacia com um caso, uma denúncia relacionada, o boletim é encaminhado à delegacia com atribuição. Isso facilita a vítima a pedir ajuda próximo de sua residência”, explica.

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias