Nova Delegacia Regional e Sala Marias em Aracruz são inauguradas em Aracruz

Publicado em 03/10/2025 às 11:08 Da Redação
Geral
Nova Delegacia Regional e Sala Marias em Aracruz são inauguradas em Aracruz

o Governo do Estado realizou a entrega de dois importantes investimentos que vão impactar diretamente na segurança da população de Aracruz e região. Foram inauguradas a nova sede da 13ª Delegacia Regional da Polícia Civil e a Sala Marias do município. O valor do investimento foi de R$ 5,5 milhões, em recursos do Tesouro Estadual e do Fundo Especial de Petróleo.

A nova sede da 13ª Delegacia Regional está localizada na Avenida Castelo Branco, bairro Bela Vista, Aracruz, e conta com uma área total de 3.575,80 metros quadrados, sendo 1.119,14 metros quadrados de área construída.

O espaço conta com 12 salas para delegacias especializadas e cartórios de investigação, quatro gabinetes para delegados de polícia, uma sala para reconhecimento de suspeitos, uma sala para o Teleflagrante, uma sala para assistente social, recepção central para atendimento ao público, entrada independente para a condução de pessoas detidas, além de banheiros, refeitório, cozinha, área de serviço e depósito.

Na área externa, a unidade dispõe de estacionamento com áreas exclusivas para viaturas e para o público em geral, incluindo espaço destinado a motocicletas. As dependências foram totalmente planejadas para atender às necessidades de pessoas idosas e de pessoas com necessidades especiais, contando com rampas de acesso e vagas de estacionamento reservadas, plataforma elevatória e banheiro adaptado.

Ainda na estrutura da 13ª Delegacia Regional, o Governo do Estado inaugurou mais uma unidade das Salas Marias, destinada ao atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O projeto foi inicialmente implementado nas Delegacias da Região Metropolitana de Vitória e encontra-se em fase de expansão. Aracruz é a primeira cidade fora da Região Metropolitana a contar com o recurso.

As Salas Marias são espaços humanizados, instalados nas dependências das Delegacias Regionais, voltados ao acolhimento emergencial de mulheres em situação de violência doméstica e familiar, cujo objetivo é preservar a integridade física e psicológica. As mulheres em situação de violência doméstica e familiar recebem atendimento qualificado e padronizado, com a adoção das medidas necessárias em cada caso.

Os espaços humanizados oferecem acolhimento qualificado, com melhorias na estrutura física e capacitação continuada dos servidores, respaldados por protocolos padronizados. A instalação das salas ocorre de forma integrada às ações de formação dos profissionais da PCES que atuam em plantão, garantindo que estejam aptos a prestar informações, assegurar direitos e articular o atendimento com a rede de proteção local.

A Sala Marias de Aracruz foi equipada com recursos financeiros provenientes de parceria estabelecida com o Espírito Santo em Ação, organização da sociedade civil sem fins lucrativos responsável pela adequação da sala e aquisição de todo o mobiliário, por meio da doação da empresa Vale.

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias