Aracruz recebe Teia Nacional e fortalece sistema municipal de cultura
Uma comitiva da cidade de Aracruz (ES), município que será a sede da Teia Nacional em 2026, participou de uma série de reuniões com dirigentes do Ministério da Cultura (MinC).
Além de articular a organização do evento, os gestores municipais querem aproveitar a oportunidade para fortalecer a rede de cultura da cidade e da região litorânea do Espírito Santo.
No encontro com a equipe da Secretaria de Articulação Federativa e Comitês de Cultura, o diálogo foi sobre a consolidação do Sistema Nacional de Cultura (SNC) no âmbito do município, no sentido de potencializar os componentes do sistema nas cidades da região.
“É no município, lá no território, que a política pública ganha vida. Por isso, a pactuação federativa é tão importante: União, estado e cidade caminhando juntos. É assim que a gente consegue que as ações de cultura virem realidade para quem está nas comunidades, ao mesmo tempo em que fortalece o Sistema Nacional de Cultura”, destacou a titular da Secretaria, Roberta Martins.
O diretor do Sistema Nacional de Cultura do MinC, Junior Afro, também participou da reunião e destacou a possibilidade de um encontro com gestores locais da região.
“Queremos aproveitar o processo de construção da Teia para estreitar as relações com os municípios e contribuir com a estruturação do sistema de cultura nas cidades da região, no litoral do Espírito Santo. Nesse sentido, teremos um diálogo permanente e queremos realizar uma atividade em Aracruz ainda no mês de outubro para auxiliar”, afirmou.
Aracruz aderiu ao Sistema Nacional de Cultura em 2017. Até agora, 42 municípios capixabas já fizeram adesão ao SNC, se comprometendo a criar e fortalecer, inicialmente, conselho, plano e fundo locais de cultura.
Teia Nacional
Esta será a primeira Teia nacional realizada fora de uma capital e dentro de território indígena, reforçando a importância dos povos originários. Localizada no litoral norte capixaba, Aracruz é a cidade que tem a maior população indígena vivendo em aldeias do Espírito Santo, com as etnias Tupiniquim e Guarani.
