Treze novas indústrias serão instaladas em portos no Espírito Santo

Publicado em 23/09/2025 às 16:08 Da Redação
Economia
Treze novas indústrias serão instaladas em portos no Espírito Santo

Pelo menos 13 empresas já confirmaram a intenção de se instalar ou operar em áreas de portos em implantação no Espírito Santo. Os projetos são para o Porto Central, em Presidente Kennedy; o Porto da Imetame e a retroárea do Parklog/ES, em Aracruz.

No Porto Central, há o projeto de um estaleiro a ser instalado pela M.A.R.S. Europe A/S, indústria de descomissionamento e reciclagem de navios; além de uma termelétrica nomeada como UTE Sudeste.

Já a Praxys, consultoria especializada em negócios e transações financeiras, firmou memorando de entendimento para operar o terminal de contêineres no Porto Central, “um dos maiores da América Latina”, como classifica a empresa.

Já em Aracruz, a previsão é de instalação de pelo menos oito estruturas dentro ou em áreas próximas à região portuária, segundo a prefeitura. Entre elas estão dois condomínios, industriais ou logísticos, segundo o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Ramos. Atualmente, a empresa realiza estudos para pedir o licenciamento ambiental.

A Excim, do grupo Focus Têxtil, é outra. A empresa está terminando a terraplanagem e inicia, nos próximos meses, as obras estruturais de uma planta industrial. Segundo o subsecretário, a empresa escolheu o município pela proximidade com o Porto da Imetame.

“Querem importar matéria-prima pelo porto. Mas não descartam, no futuro, uma abertura comercial (para exportação)”, conta.

Três galpões independentes, de uma só empresa, também fazem parte dos investimentos previstos com foco nas operações portuárias em Aracruz. A estrutura será construída às margens da BR-101, próximo ao distrito de Guaraná.

“Será um para montagem de kits de energia solar, o outro para fabricação de tecidos, e o terceiro ainda será definido, mas deve ser aberto para algum investimento em centro de distribuição”, afirma.

Na área da Zona de Processamento de Exportação (ZPE), dois empreendimentos foram aprovados para instalação: o Imetame Pedras Naturais, voltado à exportação de rochas ornamentais, e o Biomasstruts, do setor de bioenergia.

Empresas de diversos outros segmentos, tais como agronegócio, automotivo, entre outros, também têm consultado a Imetame, administradora da ZPE, com foco no desenvolvimento de projetos para o local, afirma a empresa.

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias