Mais de 700 alunos da rede municipal de Aracruz recebem a visita do autor de livros infanto juvenis
Entre 22 de setembro e 3 de outubro, o escritor e educador ambiental Thiago Cascabulho concluirá sua passagem por mais 3 cidades do Espírito Santo (Linhares, Aracruz e Serra, no intuito de promover o Projeto Coleção Douradinho.
A turnê, que já passou por Vitória e São Mateus, com público total de 3400 pessoas em 37 apresentações, prevê a realização de mais 38 encontros com estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas municipais, com estimativa de público de mais de 3 mil crianças.
Em Aracruz serão 11 encontros, e mais de 700 alunos que recebem a visita do autor. A Coleção Douradinho é um programa de educação ambiental, voltado para a primeira infância ou estudantes em fase de letramento, que utiliza a literatura como ferramenta de aprendizado, por meio das publicações do escritor.
Amigo Rio – 1ª Infância’, ‘Lua, Colar, Coral, Mar – 1ª Infância’, além de ações pedagógicas que visam sensibilizar a respeito da importância da preservação das águas.
Durante os encontros, Thiago Cascabulho contará dos bastidores da criação das histórias do peixe cascudo Douradinho, da tartaruga Zica e do Coral Jaci, abordando temas como poluição e regeneração ambiental.
Ao todo, 1.300 exemplares de cada um dos 2 livros e a cartilha pedagógica foram distribuídos para as escolas públicas das cidades participantes deste ano.
Todo o material já está disponível no site do projeto, e qualquer interessado pode acessá-lo em PDF e nas versões em áudio ou vídeo. Também está disponível um curso de Ensino à Distância (EAD) para educadoras, com emissão de certificado pela Pedagogia para Liberdade.
Valendo-se deste reencontro com o litoral do ES e os 10 anos do desastre de Mariana, o projeto Coleção Douradinho também prevê o lançamento, em novembro, de um vídeo documentário chamado “Memórias da Terra Molhada”, dirigido pelo cineasta Dario José, abordando a educação ambiental na primeira infância.
Sobre o projeto Coleção Douradinho
Coleção Douradinho é um programa de incentivo à leitura e educação ambiental em defesa das águas, voltado para estudantes de 5 a 8 anos, que em 2025 e 2026 recebe patrocínio da TAG e do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e envolve a distribuição de 2.700 exemplares dos livros ‘Amiga Lata, Amigo Rio’– 1ª Infância’ e ‘Lua, Colar, Coral, Mar – 1ª Infância’, além de cerca de 130 encontros com o autor em 13 cidades do Espírito Santo entre 2025 e 2026.
