ES cresce 1,9% no semestre puxado pela agropecuária e indústria
O Espírito Santo encerrou o primeiro semestre de 2025 com crescimento de 1,9% na atividade econômica, segundo o Indicador de Atividade Econômica (IAE-Findes), divulgado nesta terça-feira (16) pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Este é o quinto ano consecutivo de avanço no primeiro semestre e a expectativa é que o Estado feche o ano com expansão de 3,1%.
O desempenho foi impulsionado principalmente pela agropecuária, que registrou alta expressiva de 11,1%, seguida da indústria (1,7%) e dos serviços (1,4%). Ainda assim, o ritmo capixaba ficou abaixo da média nacional, já que o Brasil cresceu 2,5% no período.
A economista-chefe da Findes e gerente executiva do Observatório Findes, Marília Silva, destacou a aceleração do segundo trimestre como fator determinante para o resultado.
Segundo ela, o bom desempenho da agropecuária tem forte ligação com a produção de café, além de bovinos, aves e ovos.
“Embora a agropecuária tenha crescido mais de 11%, sua contribuição para o resultado total foi de 0,5% devido ao peso do setor na economia. Já os serviços, mesmo com avanço moderado de 1,4%, tiveram maior impacto, de 0,7%”, detalhou.
