Saae de Aracruz realiza reforma de reservatórios de água tratada

Publicado em 02/09/2025 às 16:31 Da Redação
Geral
Saae de Aracruz realiza reforma de reservatórios de água tratada

Mais um avanço na rede de segurança hídrica de Aracruz. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) está realizando obras de reforma civil e impermeabilização dos reservatórios de água tratada para o município. 

As intervenções visam preservar a integridade das estruturas e assegurar a qualidade da água distribuída à população. 

Os reservatórios de água apresentam sinais de desgaste natural, exigindo ações corretivas para evitar problemas como vazamentos, contaminações externas e perda de eficiência.

Serviços como recuperação estrutural do concreto armado e reforço de armaduras expostas; impermeabilização interna e externa, com uso de produtos específicos para contato com água potável; pintura técnica, utilizando revestimentos atóxicos e resistentes a agentes químicos e intempéries e reformas civis complementares, vedação e melhorias no entorno, serão realizados nos compartimentos.

Ao todo, oito reservatórios serão contemplados: Cupido, São Marcos, Bela Vista, Jequitibá, Recanto Feliz (Guaraná), Sede do Saae, Irajá e o reservatório da Barragem Frigini, no distrito de Guaraná. 

Nos reservatórios de Cupido, Bela Vista e Recanto Feliz (Guaraná) será executada também a impermeabilização interna, medida fundamental para evitar infiltrações, proteger a qualidade da água armazenada e garantir a eficiência do sistema de abastecimento. 

Já as reformas civis abrangem serviços de recuperação estrutural, reparo de fissuras, substituição de elementos comprometidos e revitalização das estruturas, assegurando maior durabilidade e segurança operacional.

A recuperação estrutural contempla o cumprimento de todas as exigências de segurança do trabalho e ambientais, com fiscalização constante por parte da equipe técnica do Saae. 

Os investimentos são estratégicos para preservar a qualidade da água distribuída, aumentar a vida útil dos reservatórios, reduzir custos futuros de manutenção, assegurar a regularidade do abastecimento e reforçar a segurança hídrica da população de Aracruz.

 A obra foi firmada pelo contrato n.º 35/2024 por uma empresa de engenharia no valor R$ 1 milhão.

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias