Grande Mestre Internacional de Xadrez prestigia a 7ª Etapa do Circuito Municipal de Aracruz
Aconteceu neste sábado (29), na Praça de Alimentação do Shopping Oriundi, a 7ª Etapa do Circuito Municipal de Xadrez.
O evento, promovido pelo professor Alessandro Camporez, contou com a participação de 175 estudantes, nas categorias sub 8, 10, 12, 15 e Open (acima de 16), das seguintes escolas: Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ezequiel Fraga Rocha, Espaço Livre, CEA, Casa do Estudante, Darwin, Colibri, CEPC e Sesc, Sesi/Senai e Magia de Aprender, de Ibiraçu.
Quem também esteve presente foi o Grande Mestre Internacional de Xadrez, Rafael Leitão. Ele é bicampeão mundial (sub-12/1991; Sub-18/1996), heptacampeão Brasileiro Absoluto, com nove participações em olimpíadas e considerado o enxadrista número um do Brasil.
“Cheguei em Aracruz há dois dias. Participei de uma simultânea, que é uma exibição com vários jogos ao mesmo tempo. Também aproveitei a oportunidade para visitar algumas escolas na companhia do professor Alessandro Camporez, que me convidou para a 7ª Etapa do Cimex”, disse.
Rafael Leitão falou que ficou muito feliz ao saber que Aracruz é uma referência nessa prática nas escolas.
“Fiquei muito contente em saber que aqui no município tem muitas crianças praticando o xadrez. Acho muito importante essa prática dentro das escolas, inclusive percebi que em uma delas, esse esporte integra a grade curricular. Considero esse ambiente perfeito para as crianças estudarem o xadrez, o que é o futuro para podermos popularizar essa prática no Brasil”, afirmou.
Com relação à prática nas escolas, o enxadrista número um do Brasil destacou que isso é uma grande oportunidade de aprendizado.
“O xadrez desenvolve várias habilidades que são úteis no ambiente escolar, como a concentração e a percepção do que o adversário está querendo, visualizando alguma jogada à frente, o que ajuda o estudante a ter mais foco. Que cada criança estude muito e se divirta jogando xadrez. Ele é um grande passatempo e colabora para afastá-la das telas. Também fiquei impressionado com tanta gente participando desse circuito municipal, que tem um nível muito alto de competição”, completou.
