ES tem aumento no número de transplantes de córneas
O Espírito Santo entra no mês da campanha do “Setembro Verde” com um dado de destaque: o aumento em 57% no número de transplantes de córneas neste ano quando comparado ao mesmo período do ano passado.
O “Setembro Verde”, que em 2025 completa 10 anos, visa conscientizar e incentivar toda população sobre a importância da doação de órgãos.
Segundo dados da Central Estadual de Transplantes (CET-ES), de janeiro a julho deste ano, o Estado realizou 264 transplantes de córnea, enquanto que no mesmo período de 2024 foram realizados 167 transplantes.
O ano de 2024 totalizou, ao todo, 323 transplantes deste tecido. O transplante de córnea serve para restaurar a visão, aliviar a dor e melhorar a função ocular em casos de doenças graves ou lesões que afetam a córnea, substituindo o tecido danificado por um saudável de um doador falecido.
No Espírito Santo, a Lei Estadual 10.374/2015 determina o mês de setembro como o mês de conscientização sobre a doação de órgãos “Setembro Verde”. É o momento de conscientizar a população capixaba sobre a importância da doação de órgãos, e que tem no dia 27 de setembro o “Dia Nacional da Doação de Órgãos”
. Já a escolha da cor verde para representar a campanha se dá por estar associada à saúde, esperança, renovação e vida. Mais informações, acesse https://saude.es.gov.br/transplantes.
