ES terá regras de segurança para recarga de veículos elétricos

Publicado em 29/08/2025 às 09:49 Da Redação
Segurança Pública
ES terá regras de segurança para recarga de veículos elétricos

Quem tem ou pretende ter um carro elétrico no Espírito Santo em breve deverá contar com regras específicas de segurança para usar pontos de recarga em garagens e estacionamentos. 

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMES) prepara uma norma técnica estadual que vai estabelecer os parâmetros mínimos para prevenir incêndios e outros riscos nessas áreas.

Diretriz nacional como referência

O trabalho segue a publicação, nesta semana, da Diretriz Nacional sobre Ocupações Destinadas a Garagens e Locais com Sistemas de Alimentação de Veículos Elétricos (SAVE), divulgada pelo Conselho Nacional de Comandantes-Gerais dos Corpos de Bombeiros.

O documento é referência para todo o país e deve orientar não apenas os Corpos de Bombeiros, mas também setores como construção civil, indústria automotiva, mercado imobiliário e condomínios.

Normas no Espírito Santo

No Estado, a adaptação da diretriz está sendo conduzida por uma Comissão Estadual de Eletromobilidade e Segurança Contra Incêndios, presidida pelo subcomandante-geral do CBMES, coronel Andrison Cosme.

“Foram anos de análises, testes e debates que nos permitiram construir uma diretriz única. Queremos que a eletromobilidade se torne uma realidade segura”, disse o oficial.

Próximos passos

No dia 4 de setembro, o CBMES vai reunir entidades ligadas à engenharia, arquitetura, mercado imobiliário e setor produtivo para apresentar sugestões à norma estadual. O encontro deve contar com representantes de CAU, CREA, Sinduscon, Sipces, Ademi-ES, Fecomércio, Findes, Sindiex, DER-ES e Sedes.

O que deve mudar

A norma técnica deverá contemplar:

  • instalação de eletropostos;
  • uso em garagens internas e externas;
  • adequações de prédios já existentes;
  • orientações para novas construções.

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias