Ação no centro de Aracruz acolhe pessoas em situação de rua
Com escuta sensível, cuidados em saúde e atendimento social, a Prefeitura de Aracruz promoveu na manhã desta quarta-feira (22) mais uma Ação Cidadã integrada voltada ao acolhimento de pessoas em situação de rua.
Realizada na Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, no Centro, a iniciativa reuniu equipes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semds) e de Saúde (Semsa), que ofereceram diversos serviços essenciais com foco na dignidade e na reconstrução de vínculos.
A Ação Cidadã foi realizada com o objetivo de promover o acesso articulado às políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua, por meio da oferta de diversos serviços intersetoriais.
As pessoas foram atendidas com acompanhamento psicossocial, realização de testes rápidos, aferição de pressão arterial, vacinação contra a gripe, corte de cabelo e barba, além de orientações e encaminhamentos sociais, como apoio para emissão de passagens, retorno ao convívio familiar, encaminhamento para o mercado de trabalho, abordagem com triagem e cadastro, entre outros serviços.
A ação contou ainda com o suporte da médica psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (Caps II), das equipes do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Social e Educacional do Espírito Santo (Ippes)/Lar da Esperança e da Unidade Básica de Saúde do Jequitibá (CSA).
