Pedagoga Aracruzense lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”

Publicado em 22/08/2025 às 05:29 Da Redação
Educação
Pedagoga Aracruzense lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”

Aconteceu na tarde desta terça-feira (20), na cabana central da aldeia Pau-brasil, o lançamento do livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”, de autoria da pedagoga da Escola Municipal de Ensino Fundamental Indígena (Emefi) Ybyrapytanga, Dilzeni Tupinikim. 

Esse livro faz parte de seu projeto de mestrado profissional, realizado na Universidade Federal Sul da Bahia (UFSB), em Teixeira de Freitas, por meio do Programa de pós-graduação em Relação Étnico-racial (PPGER).

Dilzeni contou de onde tirou inspiração para poder trabalhar com esse livro, e como isso marcou sua vida.

 “Esse lançamento na minha comunidade de Pau-Brasil marcou minha vida, devido ao meu mestrado, cuja temática foi o 'kûatîarupema: Oraliteratura na Educação Escolar Tupinikim' que faz parte do Projeto ‘Comunidade de Leitores'’ da Escola Municipal Indígena (Emefi) Ybyrapytanga, por ser tratar de 'oraliteratura indígena'. Além da minha dissertação, deveria ter um produto, no caso o livro Kûatîarupema – Uma Antologia Tupinikim”, disse.

Ainda de acordo com a pedagoga, o livro contou com a parceria de professores da aldeia.

 “Ele conta com poemas e cantos de escritores de nossas comunidades, tanto em português, quanto na nossa língua Tupi, o que é importante para valorizarmos ainda mais nossa cultura e identidade”, destacou.

Após o lançamento, a ideia agora é levar a obra para outras escolas, mostrando a todos a rica cultura de Aracruz. 

Dilzeni também agradeceu o apoio que teve de seu professor-orientador. 

“Queremos levar para outras escolas a leitura e escrita a partir de nossas vivências com nossas crianças, e isso traz muito de nós, o que é um meio de resistência e fortalecimento. Meu professor-orientador, Paulo de Tássio Borges da Silva que, também tem vivência com povos indígenas de outros estados, o que me ajudou muito a trazer algo que venha a nos valorizar. Além do livro físico, também temos ele em formato digital”, enfatizou.

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias