Espírito Santo tem o maior número de procedimentos de tratamento de AVC

Publicado em 21/08/2025 às 18:02 Da Redação
Saúde
Espírito Santo tem o maior número de procedimentos de tratamento de AVC

O Hospital Estadual Central (HEC), em Vitória, alcançou um marco histórico no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico agudo, consolidando-se como a principal referência pública no procedimento de trombectomia mecânica no Brasil. 

De acordo com dados oficiais do Ministério da Saúde, entre janeiro e maio de 2025, o Espírito Santo foi o estado com o maior número de procedimentos realizados no Sistema Único de Saúde (SUS), registrando 133 trombectomias —, o que representa 35,2% do total nacional de 377 procedimentos.

Além disso, o Estado obteve a menor taxa de mortalidade entre os estados com números significativos, com apenas 11%, quase metade da taxa registrada em São Paulo (19,9%) e Ceará (20,9%).

A trombectomia mecânica é um procedimento médico utilizado para remover coágulos (trombos) que bloqueiam os vasos sanguíneos do cérebro, causando um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. 

Durante a cirurgia, um dispositivo é usado para “puxar” o coágulo e restaurar o fluxo de sangue, ajudando a prevenir danos cerebrais graves e melhorar as chances de recuperação. É um tratamento de emergência, feito logo após o início do AVC.

Notícias Relacionadas

Voltar para as Notícias