Aracruz implanta Polo de Educação Ambiental e Base de Apoio ao Turismo de Observação de Baleias
Um importante passo para o fortalecimento do turismo sustentável e da conservação ambiental será dado pela Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur), em parceria com o Instituto Baleia Jubarte a implantação do Polo de Educação Ambiental e da Base de Apoio para a Operacionalização do Turismo de Observação de Baleias.
A iniciativa visa integrar ações educativas, científicas e turísticas em torno da presença das baleias jubarte no litoral, especialmente durante a temporada de migração e reprodução da espécie.
Neste mesmo contexto, ocorrerá uma cerimônia simbólica da assinatura do Termo de Cooperação Técnica e da Cessão de uso de parte do museu para implantação do Espaço Baleia Jubarte.
O acordo prevê a promoção de educação ambiental, profissionalização do turismo e, em especial, a observação das baleias, capacitação e oficinas direcionadas ao turismo e ao meio ambiente com foco na valorização e preservação da identidade local. O evento será no dia 26 de agosto, às 10h no Museu Histórico de Santa Cruz, em Santa Cruz.
A criação do Polo de Educação Ambiental e da Base de Apoio conta com a cooperação da instituição de pesquisa, entidades ambientais e representantes do setor turístico. A parceria reforça a importância da integração entre ciência, educação e turismo como estratégia para o desenvolvimento sustentável e a valorização do patrimônio natural brasileiro.
