9 mil candidatos no ES buscam o Enem para mudar de profissão
Com mais de 85 mil inscritos no Espírito Santo, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não é mais território exclusivo de jovens recém-saídos do ensino médio.
Mais de 9 mil pessoas com mais de 30 anos se inscreveram para a prova no Estado. A maioria, segundo especialistas, para mudar de carreira, fazer a primeira graduação ou conquistar novas oportunidades no mercado de trabalho.
Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), apesar da maioria dos inscritos ainda ter entre 17 e 18 anos, os dados revelam um crescimento da faixa etária adulta. Na edição de 2024, eram 5.764, enquanto este ano foram 9.111 – um crescimento de 58%.
A psicóloga da área de recrutamento e seleção Raquel de Lima Souza Rocha afirmou que adultos acima de 30 anos que buscam uma nova oportunidade geralmente já tiveram experiências no mercado e, em muitos casos, já concluíram ou iniciaram um curso antes.
“Eles podem estar buscando mudar de área, se atualizar para acompanhar o mercado ou mesmo se aprimorar para alcançar posições mais qualificadas. É um público que traz maturidade, foco e um objetivo muito claro, o que aumentam as chances de sucesso na formação e na carreira”.
A consultora de Recursos Humanos Janaina Bufon também destacou que esses profissionais com mais de 30 anos agregam muito no mercado de trabalho.
“A partir do cenário atual, a maturidade, entrega rápida de valor e o capital relacional é o que faz toda a diferença nesse grupo”.
